Ovidio Guzman Lopez, filho do notório traficante Joaquín 'El Chapo' Guzmán, se declarou culpado nesta sexta-feira (11) em Chicago, enfrentando acusações relacionadas ao tráfico de drogas. Ovidio, de 35 anos, foi considerado culpado de duas acusações de distribuição de drogas e de participação em um empreendimento criminoso contínuo, podendo enfrentar uma pena de prisão perpétua.
Os promotores afirmam que Ovidio e seus irmãos, conhecidos como 'Chapitos', reviveram o Cartel de Sinaloa após a prisão de seu pai em 2016, adotando o fentanil como principal produto, o que resultou em lucros de centenas de milhões de dólares ao enviar a substância para os Estados Unidos. Ovidio foi extraditado do México para os EUA em setembro de 2023, no contexto da crescente crise do fentanil, que causou quase 200 mortes diárias nos EUA em 2023.
Além disso, o irmão de Ovidio, Joaquín Guzman Lopez, foi preso em julho passado em El Paso, junto com Ismael 'El Mayo' Zambada, cofundador do Cartel de Sinaloa. Enquanto Joaquín se declarou inocente das acusações de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, Zambada também se declarou inocente e está disposto a negociar com os promotores para evitar a pena de morte. El Chapo, por sua vez, cumpre pena perpétua em uma prisão de segurança máxima no Colorado desde sua condenação em 2019.