A Fifa suspendeu, nesta quarta-feira (23 de julho de 2025), o transfer ban imposto ao Vasco da Gama, reconhecendo a validade do processo de recuperação judicial do clube. A decisão foi tomada pela Comissão Disciplinar da entidade, que aceitou os argumentos apresentados pela equipe jurídica vascaína.
O transfer ban, que impede clubes de registrar novos atletas enquanto houver dívidas ativas, foi aplicado ao Vasco devido a um débito com o Newell’s Old Boys, da Argentina, relacionado à contratação do jogador Juan Sforza. A direção do clube informou que, conforme a legislação brasileira, está impossibilitada de quitar dívidas fora do processo judicial em andamento.
Com a suspensão da punição, o Vasco poderá registrar novos atletas, tornando-se o primeiro clube brasileiro a reverter esse tipo de sanção desde a implementação do novo código disciplinar da Fifa em junho de 2025, que trouxe regras mais rigorosas para clubes devedores. A Fifa destacou que o clube está colaborando para garantir o pagamento das dívidas dentro do processo de recuperação judicial, embora novos pedidos de sanção possam ser analisados no futuro.