Dirigentes da Fifa e do Conselho Internacional de Futebol (Ifab) estão em negociações para implementar mudanças nas regras do futebol antes da Copa do Mundo de 2026. As alterações precisam ser acordadas até fevereiro de 2024, conforme informações do jornal inglês The Sun.
Uma das principais propostas em discussão é o fim dos rebotes após cobranças de pênaltis, o que significaria que uma penalidade perdida resultaria em tiro de meta para o time adversário, independentemente de o goleiro tocar na bola. A sugestão, apresentada por Arsene Wenger, diretor de desenvolvimento global da Fifa, visa equilibrar as vantagens entre ataque e defesa durante a cobrança.
Além disso, há um crescente apoio para ampliar o uso do VAR, que passaria a verificar cartões amarelos em casos de expulsão por segundo cartão e escanteios mal marcados. Embora a implementação de novas regras tenha gerado preocupações sobre o tempo de jogo, a cúpula da Fifa e do Ifab tem se mostrado mais aberta a mudanças que tornem o futebol mais atrativo. Recentemente, o Ifab já havia introduzido a regra de oito segundos para reposição de bola pelos goleiros, atendendo a um pedido do presidente da Fifa, Gianni Infantino.