Durante uma missão comercial no Japão, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), André Rocha, anunciou avanços significativos para a indústria goiana, incluindo um acordo com a Mitsubishi que permitirá a exportação de veículos produzidos em Catalão. A partir do entendimento firmado, a planta goiana estará habilitada a exportar para o mercado internacional, o que deve resultar em aumento da produção, geração de empregos e atração de novos investimentos para a região.
A comitiva goiana, que se reuniu com o ministro da Economia, Comércio e Indústria do Japão e a vice-ministra de Relações Internacionais, discutiu o potencial de Goiás na exploração de terras raras, insumos essenciais para a transição energética. O interesse japonês foi tão expressivo que uma missão política está agendada para visitar o estado em agosto.
Outro destaque da missão foi o encontro com representantes do Japan Bank for International Cooperation (JBIC), que abordou o financiamento de obras de infraestrutura em Goiás, como a eletrificação de alta voltagem no Vale do Araguaia e a construção de silos para armazenagem agrícola, um desafio atual do setor produtivo.
André Rocha enfatizou que a Fieg também está comprometida com a qualificação profissional e inovação, em parceria com a HPE, Senai, IEL e Instituto de Inovação da Fieg. Ele acredita que a aproximação com o mercado japonês abre um novo ciclo de oportunidades para setores como agroindústria, cosméticos, farmacêutico e logística, posicionando Goiás como um polo competitivo em inovação e desenvolvimento industrial.