O sul do estado do Rio de Janeiro se prepara para receber a 20ª edição do Festival Vale do Café, que começa nesta sexta-feira (18) e vai até o dia 27 de julho. O evento, que se consolidou como uma importante programação cultural, visa valorizar o patrimônio histórico e promover o desenvolvimento sustentável na região, que inclui cidades como Pinheiral, Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores, Vassouras, Valença e Engenheiro Paulo de Frontin.
Neste ano, o festival homenageará o violonista e compositor maranhense Turíbio Santos, além de contar com a participação da cantora e instrumentista Nilze Carvalho, que será convidada especial do violonista Marcel Powell. A programação inclui espetáculos gratuitos de música instrumental, erudita e popular, realizados em praças, fazendas históricas e igrejas centenárias, com destaque para o concerto de abertura na Fazenda Florença, em Conservatória, às 14h de sexta-feira.
Os organizadores do festival ressaltam a importância econômica do evento, que gera um retorno de R$ 5,09 para a economia local a cada real investido. A rede hoteleira da região alcança 100% de ocupação durante o festival, resultando na criação de mais de 600 empregos nas áreas de turismo, transporte, segurança e alimentação. Além disso, o festival oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer a rica história e arquitetura das fazendas coloniais da região, que atraem um grande número de turistas interessados na cultura local.