Neste sábado (5), começa a 55ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, um dos maiores eventos de música clássica da América Latina, que se estenderá até 3 de agosto. O festival contará com 75 concertos gratuitos, realizados em quatro palcos na cidade e outros quatro em São Paulo.
A programação destaca a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), que abrirá o evento com a interpretação da Sinfonia doméstica, de Strauss. Além disso, a Orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo e o Quarteto Ulysses, dos Estados Unidos, também estão entre as atrações, juntamente com filarmônicas de Goiás e Santa Catarina e sinfônicas de Campinas, Santos e do Paraná.
Uma novidade desta edição é a série de espetáculos da Jornada Paulista de Dança, que ocorrerá no palco da Estação Motiva Cultural. O festival também introduz o Prêmio Anna Laura de Música Antiga (Palma), que premiará jovens músicos brasileiros com valores entre R$ 3 mil e R$ 10 mil.
A secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, Marilia Marton, destacou a importância do festival como um símbolo da vitalidade cultural do estado, promovendo acesso gratuito à arte e apoiando novas gerações de músicos. A programação completa está disponível no site oficial do evento.