A 42ª edição do Festival de Dança de Joinville teve início nesta segunda-feira (21) e se estenderá até 2 de agosto, reunindo mais de 16 mil dançarinos na cidade de Joinville, no Norte de Santa Catarina. Reconhecido pelo Guinness Book como o maior festival de dança do mundo, o evento promete uma programação diversificada que inclui apresentações competitivas, espetáculos especiais e atividades formativas.
A abertura do festival contará com a apresentação do clássico "O Lago dos Cisnes", realizado pela Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, com destaque para os solistas Amanda Gomes e Wagner Carvalho. Além disso, a programação inclui a Noite de Gala com o espetáculo contemporâneo "Réquiem SP", do Balé da Cidade de São Paulo, e uma mostra competitiva que ocorrerá em diversas datas ao longo do festival.
Os ingressos para as apresentações variam de R$ 50 a R$ 170 e podem ser adquiridos online ou na bilheteria do Centreventos Cau Hansen, que funcionará em horários específicos. O festival também contará com a Feira da Sapatilha, que reunirá expositores de figurinos e acessórios, além de apresentações gratuitas em locais públicos, levando a dança a toda a comunidade.
Uma novidade deste ano é a inauguração do Museu da Dança, que possui um acervo rico em memórias da dança e um teatro com capacidade para 200 pessoas. O museu permanecerá aberto após o término do festival, contribuindo para a preservação da cultura da dança no Brasil.