A terceira edição do Festival CineSur, que ocorre em Bonito (MS), celebra a diversidade estética e temática do cinema sul-americano contemporâneo. O evento, que acontece entre os dias 15 e 20 de outubro, reúne filmes de nove países da América do Sul, incluindo Brasil, Argentina, Peru, Chile, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Uruguai e Equador, além de coproduções com nações fora do continente.
Com o objetivo de promover um espaço de diálogo entre culturas e linguagens cinematográficas, o festival apresenta longas e curtas-metragens que abordam questões sociais e ambientais. Nilson Rodrigues, criador e diretor do evento, destacou a importância de visibilizar a produção audiovisual da América do Sul, mesmo em uma cidade sem salas de cinema. "É preciso criar condições para a circulação das produções entre os países do continente", afirmou.
Neste ano, o festival introduz a Calçada da Fama, que homenageará artistas do cinema sul-americano e animais do Pantanal. A primeira artista a ser reconhecida será a paraguaia Ana Brun, que deixará sua marca ao lado da pata de uma onça pintada. Entre os filmes em destaque estão "Brasiliana – O Musical Negro Que Apresentou O Brasil Ao Mundo", de Joel Zito Araújo, e produções com foco em temas ambientais, como "Karuara: o Povo do Rio".
O festival ocorrerá em dois auditórios adaptados para proporcionar a melhor experiência cinematográfica aos espectadores. Com uma programação rica e diversificada, o CineSur se consolida como um importante evento para a promoção e discussão do cinema sul-americano.