A Festança de Vila Bela da Santíssima Trindade, um dos mais antigos eventos culturais de Mato Grosso, teve início neste domingo (20) com apresentações da Dança do Congo e do Chorado, a partir das 18h30, em cortejos pelas ruas do município, localizado a 562 km de Cuiabá. O evento, que une fé e manifestações culturais de origem africana, é dedicado ao Glorioso São Benedito, considerado o santo negro, e se estenderá até o dia 28 de julho.
A festividade começou no dia 16 de julho com homenagens ao Senhor Divino do Espírito Santo e inclui celebrações à Mãe de Deus e à Santíssima Trindade. Na segunda-feira (21), a programação terá início às 5h com uma nova procissão dos congadeiros, que deverá ser concluída por volta das 10h, ao lado do Ginásio Melânio de Assunção. Durante a apresentação oficial, o público poderá assistir à encenação da luta entre dois reinados africanos.
Além disso, a manhã de segunda-feira contará com a apresentação da Dança do Chorado, onde mulheres dançam equilibrando garrafas sobre a cabeça, relembrando um ritual que buscava proteger homens negros de punições durante o período escravocrata. A programação também inclui rezas cantadas nas residências dos festeiros, que envolvem rei, rainha, imperador, imperatriz e juízes, ocorrendo em todas as quatro homenagens religiosas.
A Festança é organizada pela Associação das Tradicionais Irmandades de Vila Bela da Santíssima Trindade, com o apoio da Prefeitura Municipal, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e patrocínio do Governo do Estado.