O Festival de Cinema de Veneza anunciou nesta sexta-feira (18) a composição do júri da 82ª edição, que será responsável por escolher o Leão de Ouro de melhor filme. Entre os jurados está a atriz brasileira Fernanda Torres, ao lado de renomados profissionais como o autor iraniano Mohammad Rasoulof e o diretor francês Stéphane Brizé. O júri será presidido pelo diretor Alexander Payne, vencedor do Oscar em duas ocasiões.
O festival, que ocorrerá de 27 de agosto a 6 de setembro, também premiará obras com o Leão de Prata, o Grande Prêmio do Júri, além de reconhecer diretores, atores e roteiristas com diversos prêmios, incluindo a Coppa Volpi. A edição anterior do festival viu o filme brasileiro 'Ainda Estou Aqui' conquistar o prêmio de Melhor Roteiro, marcando um retorno do Brasil ao pódio após mais de quatro décadas.
'Ainda Estou Aqui', dirigido por Walter Salles, é baseado na história real de Eunice Paiva, que passou 40 anos em busca de seu marido desaparecido. O filme conta com as atuações de Fernanda Torres e Fernanda Montenegro, que interpretam a protagonista em diferentes fases da vida. Na 81ª edição do festival, o prêmio principal foi para 'The Room Next Door', do diretor espanhol Pedro Almodóvar.