As férias escolares representam um desafio e uma oportunidade para famílias de crianças com deficiência. Segundo Ana Paula Crema, especialista em reabilitação em neuropediatria e responsável pela clínica Neurohabilitar, em Uberaba (MG), esse período pode ser transformado em um tempo significativo de fortalecimento de vínculos e desenvolvimento fora das estruturas formais. A especialista destaca que, com planejamento e flexibilidade, é possível proporcionar experiências enriquecedoras que favorecem o aprendizado e a autorregulação emocional.
Crema ressalta que as brincadeiras são essenciais para o desenvolvimento cognitivo e emocional das crianças. "Estar em ambientes diferentes e com novas pessoas amplia repertórios e fortalece a motivação", afirma. Ela também observa que, embora algumas famílias temam as pausas na rotina, essas interrupções podem ser uma oportunidade para avaliar o progresso das terapias, já que crianças que frequentam intervenções regularmente costumam lidar melhor com mudanças.
Para tornar as férias mais leves, a especialista sugere algumas atividades, como momentos de descanso em casa, visitas a familiares e passeios na natureza, que ajudam a regular o corpo e a mente. Além disso, interações com avós e primos promovem vínculos afetivos e estimulam habilidades sociais. A prática de brincadeiras aquáticas também é recomendada, pois contribui para o desenvolvimento motor e a diversão, sempre respeitando os desejos e necessidades da criança para garantir que as experiências sejam significativas tanto emocional quanto terapeuticamente.