O feriado de Adesão do Maranhão à Independência, celebrado nesta segunda-feira (28), impactará o funcionamento de serviços públicos e privados em São Luís. A data, que marca a adesão do estado à independência do Brasil em 1823, resultará em mudanças significativas na rotina da população.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (Seeb-MA), as agências bancárias estarão fechadas no feriado, com a possibilidade de pagamento de boletos vencidos apenas na terça-feira (29). O atendimento bancário poderá ser realizado por meio do Internet Banking.
O comércio de rua e os shoppings centers da Grande Ilha, que inclui São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, poderão funcionar das 8h às 18h e das 10h às 22h, respectivamente, conforme acordo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio-MA). Já os supermercados operarão normalmente durante todo o dia. Por outro lado, repartições públicas atenderão apenas em regime de plantão, com serviços essenciais mantidos, segundo a Secretaria de Estado da Administração (Sead).