O Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, decidiu manter a taxa básica de juros entre 4,25% e 4,50% na quarta-feira, 30 de julho de 2025. Esta é a quinta vez consecutiva que a autoridade monetária opta por não alterar o juro-base, com a decisão sendo aprovada por 9 votos a 2. Os membros que votaram pela redução foram Michelle W. Bowman e Christopher J. Waller, enquanto Adriana D. Kugler se absteve de votar.
Em comunicado, o Fed destacou que a inflação continua elevada e reafirmou seu compromisso com o objetivo de alcançar uma taxa de inflação de 2% no longo prazo, além de buscar o máximo de emprego. A incerteza nas perspectivas econômicas também foi mencionada como um fator relevante na decisão. O atual intervalo de juros é o mais baixo desde dezembro de 2022, e a próxima reunião do Fed está agendada para os dias 17 e 18 de setembro.
A inflação anualizada nos EUA subiu para 2,7% em junho de 2025, impulsionada principalmente pelo aumento nos custos de energia, especialmente a gasolina. Em contraste, os preços de carros usados e hospedagens fora de casa apresentaram quedas, ajudando a conter a inflação. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, havia visitado a sede do Fed na semana anterior, reiterando seu pedido para que o banco central reduzisse as taxas de juros, apesar das pressões políticas enfrentadas pela instituição.