A diretora do Federal Reserve (Fed), Adriana Kugler, afirmou que é "apropriado" manter as taxas de juros inalteradas por um período prolongado, durante seu discurso no Housing Partnership Network Symposium, realizado nesta quinta-feira, 17. Kugler destacou a estabilidade do mercado de trabalho, com a taxa de desemprego em níveis historicamente baixos, e a pressão inflacionária, que se intensifica devido ao aumento das tarifas e expectativas elevadas de inflação de curto prazo.
A diretora enfatizou a importância de uma postura monetária restritiva para ancorar as expectativas de inflação de longo prazo. Ela ressaltou que as futuras decisões de política monetária serão fundamentadas em dados econômicos, na evolução das perspectivas e na avaliação dos riscos associados ao mandato duplo do banco central, que visa a estabilidade de preços e o pleno emprego.
Kugler também projetou que o índice de preços PCE deve aumentar 2,5% em 12 meses até junho, superando os 2,3% de maio. O núcleo da inflação deve alcançar 2,8% no mesmo período, indicando que tanto a inflação principal quanto a subjacente não apresentaram progresso significativo nos últimos seis meses. A diretora alertou que choques imprevistos, como os geopolíticos, podem pressionar ainda mais a inflação nos próximos meses.
Além disso, ela descreveu o mercado de trabalho como "estável e resiliente", enquanto a atividade econômica mostra sinais de moderação. Kugler reiterou seu compromisso com uma política monetária que busque alcançar os objetivos de máximo emprego e estabilidade de preços para todos os americanos.