A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) marcou presença na primeira edição do Fórum Global do Espírito Santo, realizado nos dias 10 e 11 de julho em Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores, Portugal. O evento contou com a participação da presidente Maria Teresinha Debatin e da diretora de Patrimônio Lélia Pereira Nunes, que discutiram a tradição do culto ao Divino Espírito Santo, presente também na cultura do litoral catarinense, trazida pelos imigrantes açorianos.
Durante o segundo dia do evento, Lélia Pereira Nunes teve a oportunidade de apresentar as festividades do Divino Espírito Santo no Brasil. O Fórum é a primeira etapa de uma série de eventos que também ocorrerão nos Estados Unidos e no Brasil, com o objetivo de promover ações de formação para grupos folclóricos das comunidades de descendentes açorianos em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, conforme anunciou José Andrade, diretor Regional das Comunidades do Governo dos Açores.
Maria Teresinha Debatin expressou entusiasmo ao afirmar que Santa Catarina está pronta para receber o evento, destacando a importância da Festa do Divino Espírito Santo, que ocorre desde 1775 em Florianópolis. O Fórum Global do Espírito Santo visa valorizar as festas representativas dessa manifestação religiosa nos Açores, na América do Norte e na América do Sul, promovendo um intercâmbio cultural que reconhece as semelhanças e diferenças das tradições açorianas ao redor do mundo.