A Fast Retailing, controladora da marca de moda Uniqlo, anunciou na quinta-feira (10) que o aumento das tarifas impostas pelos Estados Unidos começará a afetar suas operações na América do Norte a partir do final de 2025. A empresa informou que, em resposta a essa situação, planeja reajustar os preços de seus produtos. Apesar de um crescimento expressivo nas vendas internacionais, especialmente nos EUA, a desaceleração do mercado chinês e a instabilidade comercial na América do Norte levantam preocupações sobre o futuro do varejo e dos preços.
O diretor financeiro da Fast Retailing, Takeshi Okazaki, reconheceu que a empresa será impactada pelas novas tarifas, que podem reduzir os lucros em 1% no ano fiscal de 2025. "É inevitável que sejamos impactados a partir do outono e do inverno", afirmou Okazaki durante a conferência de resultados trimestrais. A maior parte das roupas da Uniqlo vendidas nos EUA é fabricada no Sudeste Asiático e no Sul da Ásia, regiões que também estão sujeitas a tarifas elevadas.
As ações da Fast Retailing já enfrentam uma desvalorização de mais de 9% no primeiro semestre de 2025, embora, em uma perspectiva de 12 meses, ainda acumulem uma valorização de quase 6%. Para o ano fiscal atual, que termina em agosto, a empresa manteve sua projeção de lucro operacional em US$ 3,7 bilhões, prevendo que os impactos das tarifas serão limitados devido ao envio antecipado de produtos. No entanto, a companhia também espera uma queda nas vendas e lucros na China, seu maior mercado estrangeiro, no quarto trimestre.