A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lançaram, nesta terça-feira (22), um edital que disponibiliza R$ 792 mil para a concessão de bolsas destinadas a profissionais das áreas de Museologia, Arquivologia, Direito, Economia e Arquitetura e Urbanismo. O objetivo é colaborar com a preservação da memória documental das ações de proteção ao patrimônio cultural do estado.
O edital, intitulado Fapesc/FCC 50/2025, faz parte do Programa Interinstitucional de Fomento a Projetos de Pesquisa e oferece um total de seis bolsas, cada uma no valor de R$ 5,5 mil. Dentre as vagas, duas são destinadas à Museologia e uma para cada uma das outras áreas contempladas.
Os selecionados atuarão sob a supervisão da FCC, com a possibilidade de prorrogação da bolsa por até 12 meses. As atividades incluem a melhoria da gestão das informações e o acesso da população a documentos e dados, além do fortalecimento das organizações públicas. As inscrições estão abertas até 22 de agosto e devem ser feitas exclusivamente pelo link disponível no edital.