A família de Gabriel Barrios Pereira, de 13 anos, autorizou a doação de órgãos do jovem após a confirmação de morte cerebral no Hospital da Vida, em Dourados, Mato Grosso do Sul. A decisão, tomada em meio ao luto, resultou na doação de órgãos que beneficiarão cinco pessoas em diferentes estados, incluindo São Paulo e o Distrito Federal.
Doralício Lopes Pereira, pai de Gabriel, expressou sua dor e a motivação por trás da doação. "Eu não vou ter meu Gabriel, mas quantas vidas ele tá salvando. É difícil para mim e para a família, mas quanto bem ele não tá fazendo", afirmou. A operação de captação dos órgãos foi realizada com urgência, envolvendo uma complexa logística de remoção e transporte.
O coração, fígado, córneas e rins de Gabriel foram enviados a diferentes destinos, com o coração sendo transportado com apoio da Força Aérea Brasileira, devido à necessidade de transplante em até quatro horas. A operação, que contou com a escolta da Guarda Municipal até o aeroporto, marca a retomada de captações cardíacas na cidade, que não registrava esse tipo de procedimento há quatro anos.
Gabriel sofreu um acidente de motocicleta em um assentamento na zona rural de Iguatemi, MS, no último sábado (5), e foi levado ao hospital, onde a morte encefálica foi confirmada na terça-feira. Após a autorização da família, as equipes iniciaram rapidamente o procedimento de captação dos órgãos, concluído por volta das 12h30.