A Arquidiocese de Manaus confirmou, na manhã deste sábado (19), o falecimento do padre Orlando Barbosa, aos 55 anos. O religioso, que atuava como pároco da Paróquia de São Francisco, estava internado em um hospital particular devido a complicações de uma infecção pulmonar. A causa da morte foi identificada como pneumonia, que evoluiu para insuficiência respiratória, resultando em parada cardíaca.
Na última quinta-feira (18), o padre recebeu visitas de familiares e outros religiosos, demonstrando um quadro clínico considerado estável e sem dores. No entanto, durante a madrugada de sábado, seu estado se agravou, levando à transferência para a UTI, onde não resistiu.
Natural do Mato Grosso do Sul, padre Orlando foi ordenado em dezembro de 1999 e dedicou sua vida ao cuidado da Amazônia, implementando diversos projetos sociais e ambientais em sua paróquia e na arquidiocese. Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas, mas a paróquia se comprometeu a informar a comunidade assim que as definições forem feitas.