A implantação da faixa azul exclusiva para motos em São Paulo, iniciada em janeiro de 2023, resultou em uma significativa redução de 47,2% nas mortes de motociclistas nos trechos onde a medida foi aplicada. Dados da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) indicam que o número de óbitos caiu de 36 para 19 entre 2023 e 2024. A iniciativa, que já conta com 232,7 km de faixas azuis em 46 vias da capital, beneficia aproximadamente 500 mil motociclistas.
Desde a inauguração da primeira faixa na Avenida 23 de Maio em 2022, o projeto tem se expandido, e o governo federal estuda a possibilidade de tornar a faixa azul obrigatória em todo o país a partir de abril de 2024. A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) está coletando relatórios trimestrais das cidades que já implementaram a sinalização, visando avaliar a eficácia da medida.
Além de São Paulo, municípios da Grande São Paulo, como Santo André e São Bernardo do Campo, também adotaram a faixa azul, apresentando resultados positivos na redução de acidentes. Em Santo André, por exemplo, o número de motocicletas circulando na Avenida Prestes Maia aumentou de 7.200 para 10.200 diárias, enquanto os óbitos caíram de três para um. A regulamentação da faixa azul pelo Código de Trânsito Brasileiro está prevista para 2026, após a análise dos resultados do projeto experimental.
Durante a Semana Nacional de Prevenção de Acidentes com Motociclistas, que começou no último domingo (27), o Detran-SP realiza ações educativas e de fiscalização em todo o estado, reforçando a importância da segurança no trânsito para os motociclistas.