A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, no sábado (5), duas aeronaves e um helicóptero que sobrevoavam áreas restritas no Rio de Janeiro, onde ocorre a Cúpula do Brics entre os dias 6 e 7 de julho. As interceptações foram realizadas por caças A-29 Super Tucano, que redirecionaram as aeronaves para garantir a segurança do espaço aéreo durante o evento.
Segundo a FAB, as interceptações visaram a averiguação dos dados de voo e autorizações das aeronaves. O helicóptero, classificado como tráfego irregular, deixou a área restrita ao avistar um dos caças e pousou em um local isolado. Uma aeronave E-99 permaneceu em voo durante toda a operação, assegurando vigilância eletrônica na região.
A delimitação do espaço aéreo no Rio de Janeiro foi estabelecida pelo decreto nº 12.542, de 1º de julho de 2025, que determina procedimentos de segurança para proteger as autoridades participantes do Brics. O encontro de líderes do bloco econômico está sendo realizado no Museu de Arte Moderna (MAM) e conta com diversas medidas de segurança, incluindo a presença de atiradores de elite e bloqueios em ruas.
A FAB, por meio do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), está em prontidão para garantir a soberania do espaço aéreo brasileiro durante as reuniões do Brics, empregando uma variedade de aeronaves para responder a possíveis ameaças.