A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou uma cerimônia em Brasília na manhã desta quarta-feira (16) para comemorar os 80 anos do retorno dos combatentes da Segunda Guerra Mundial. O evento, que ocorreu na Base Aérea, contou com a presença de familiares de veteranos e homenagens que destacaram a participação brasileira no conflito, que se estendeu de 1939 a 1945.
Durante a cerimônia, a FAB apresentou uma exibição aérea com seus aviões e militares marcharam em tributo aos 25 mil soldados da Força Expedicionária Brasileira, que lutaram na Itália entre 1944 e 1945, resultando em mais de 400 mortes. O evento também celebrou o Dia dos Veteranos e o aniversário de Alberto Santos Dumont, considerado o pai da aviação brasileira, com a entrega da Medalha Mérito Santos-Dumont a autoridades que contribuíram para a Força Aérea.
O professor Bruno Leal, da Universidade de Brasília, explicou que a entrada do Brasil na guerra foi motivada pelo torpedeamento de navios mercantes brasileiros por submarinos alemães, que resultou em mais de 600 vítimas fatais. A decisão de declarar guerra à Alemanha e à Itália foi tomada pelo presidente Getúlio Vargas em 22 de agosto de 1942, em um contexto de crescente pressão pública após os ataques.
A participação do Brasil no conflito foi parte de uma estratégia maior do governo Vargas para fortalecer a posição do país na geopolítica internacional e melhorar sua imagem interna. Apesar das dificuldades, o Brasil se integrou ao grupo dos Aliados, que incluía potências como Estados Unidos e Reino Unido, e enfrentou o Eixo, formado por Alemanha, Itália e Japão.