O Expresso da Mantiqueira, trem histórico que ficou 32 anos desativado, volta a operar em Cruzeiro, São Paulo, neste sábado (5). A revitalização da linha férrea, que foi palco de batalhas na Revolução Constitucionalista de 1932, foi realizada por meio de uma parceria entre a prefeitura local e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF).
A locomotiva Alco Rsd-8, modelo diesel-elétrico, é capaz de acomodar 50 passageiros e fará um percurso de 12 quilômetros, ligando a Estação Ferroviária Central de Cruzeiro à estação Rufino de Almeida. Os passeios ocorrerão neste fim de semana, das 9h às 17h, com bilhetes disponíveis a preços promocionais no guichê da estação.
Durante uma apresentação na última quinta-feira (3), a prefeitura e a ABPF detalharam o novo trajeto e os planos futuros, que incluem a recuperação total da linha férrea para conectar Cruzeiro ao Sul de Minas e a construção de um Museu Ferroviário. A iniciativa visa impulsionar o turismo e a economia local, promovendo o resgate histórico e cultural da região.