A exposição beneficente "Das Entranhas para as Telas" está aberta ao público até o dia 18 de julho no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC), em Feira de Santana, Bahia. Com entrada gratuita, a mostra visa arrecadar recursos para a construção de uma nova sede da Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPC), que atende pacientes de diversas cidades da região.
A curadoria da exposição é da escritora Lélia Vitor Fernandes e conta com 56 obras de arte criadas por pacientes da AAPC durante oficinas artísticas. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 13h às 17h. O MAC está localizado na Rua Professor Geminiano Costa, no centro da cidade.
A renda obtida com a venda das obras será destinada à compra do terreno para a nova sede da AAPC, que atualmente atende cerca de 60 pessoas semanalmente e distribui entre 700 e 800 cestas básicas por mês. A coordenadora da AAPC, Edney Gomes, destaca que a arte surgiu como uma forma de acolhimento para os pacientes, que evoluíram em suas habilidades artísticas ao longo do tempo.
Georgia Pitombo, coordenadora do MAC, enfatiza a importância da exposição, afirmando que o espaço é um local de troca e afeto, e que a arte tem o poder de transformar vidas. A AAPC é mantida por doações e conta com o apoio de cerca de 25 voluntários, oferecendo diversos serviços aos pacientes, incluindo doações de próteses e empréstimos de equipamentos de mobilidade.