Exportadores brasileiros estão enfrentando dificuldades para enviar produtos à Venezuela, conforme relatos recebidos pelo governo brasileiro. O Itamaraty, em conjunto com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), está monitorando a situação e buscando normalizar a fluidez no comércio bilateral entre os dois países.
A Embaixada do Brasil em Caracas foi acionada para investigar os motivos dos entraves junto às autoridades venezuelanas. O objetivo é assegurar o cumprimento do Acordo de Complementação Econômica nº 69 (ACE 69), que proíbe a cobrança de imposto de importação entre Brasil e Venezuela.
Em 2024, o comércio bilateral alcançou US$ 1,6 bilhão, com US$ 1,2 bilhão em exportações brasileiras para a Venezuela, representando 0,4% do total exportado pelo Brasil no ano. Os principais produtos exportados incluem açúcares, melaços, produtos alimentícios e milho.
A chancelaria brasileira informou que o assunto continua em análise e, até o momento, não há uma nota oficial sobre a situação. As informações divulgadas são uma resposta a consultas jornalísticas sobre o tema.