A Central de Cooperativas Apícolas do Semiárido Brasileiro (Casa Apis) anunciou, nesta segunda-feira (14), que o embarque de 95 toneladas de mel orgânico do Piauí foi liberado na noite de domingo (13). A decisão ocorreu após um apelo dos produtores aos clientes nos Estados Unidos, que inicialmente haviam solicitado a suspensão do envio devido à iminente tarifa de 50% sobre produtos brasileiros, prevista para entrar em vigor em 1º de agosto.
O embarque, que estava programado para a última sexta-feira (11), foi adiado por receios de que o mel chegasse aos EUA sob a nova taxação. Sitônio Dantas, presidente da Casa Apis, destacou que, apesar da suspensão inicial, os contratos com os clientes permanecem válidos e a expectativa é de que até mil toneladas adicionais de mel sejam exportadas até o final do ano, somando-se às mil toneladas já enviadas entre janeiro e junho.
Dantas também comentou sobre a possibilidade de dividir os custos da tarifa com os importadores, caso a taxação seja mantida. Ele ressaltou que o setor enfrenta ainda o desafio da estiagem, que deve resultar em uma queda de 40% na produção em 2025. Os Estados Unidos são o principal mercado para o mel brasileiro, consumindo 80% da produção nacional, e o Piauí liderou as exportações para o país em 2024.