Os exames médicos foram os procedimentos mais utilizados pelos clientes de planos de saúde no primeiro trimestre de 2025, representando 68,3% dos serviços prestados, segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Em segundo lugar, as consultas médicas corresponderam a 15,6% dos atendimentos, enquanto as internações foram responsáveis por apenas 0,5% dos serviços utilizados.
Comparando com o primeiro trimestre de 2024, a participação dos exames teve uma leve queda, de 68,7% para 68,3%. No entanto, em relação a 2019, antes da pandemia, houve um aumento significativo de 5,4 pontos percentuais no uso de exames pelos clientes de planos de saúde.
Além disso, a análise dos dados revela que, no primeiro trimestre de 2025, a utilização de serviços de saúde apresentou uma queda ou se manteve estável em todos os grupos de procedimentos em comparação ao mesmo período de 2024. Apenas os exames e outros procedimentos mostraram um aumento em relação a 2019, enquanto os atendimentos em consultas e internações ainda estão abaixo dos níveis pré-pandemia.