A Justiça Federal condenou Perseu Brasil Melo, ex-servidor da Prefeitura de Barra do Corda, por fraudar o programa Bolsa Família. A decisão, proferida recentemente, determina que o condenado devolva quase R$ 8 mil recebidos indevidamente entre 2013 e 2014. Durante esse período, Melo, que atuava na área de cadastro do programa, se apropriou do cartão de uma beneficiária durante a renovação de seu benefício.
Segundo as investigações, o ex-servidor alegou à mulher que realizaria a atualização de seu benefício, mas, em vez disso, inseriu 14 parentes fictícios no cadastro, aumentando o valor do benefício para até R$ 1.200 em alguns meses. Enquanto isso, a verdadeira beneficiária enfrentava dificuldades financeiras, sem conseguir acessar os recursos do programa.
O Ministério Público Federal no Maranhão (MPF-MA) também está buscando a condenação de Melo por peculato digital, com penas que podem variar de 2 a 12 anos de prisão. Em nota, a Prefeitura de Barra do Corda informou que o ex-servidor não possui mais vínculo com a administração atual e que sua atuação ocorreu na gestão anterior.
Procurado pela TV Mirante, Perseu Brasil Melo não se manifestou sobre a condenação da Justiça Federal.