O ex-secretário de Polícia Civil do Rio de Janeiro, delegado Allan Turnowski, se apresentou à Corregedoria da corporação na tarde de quarta-feira (9), após a 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do estado determinar, por unanimidade, seu retorno à prisão. Turnowski é réu por organização criminosa, acusado de receber propina e colaborar com bicheiros.
Após se entregar, Turnowski foi levado para a unidade prisional de Benfica, onde passou por audiência de custódia antes de ser encaminhado à Cadeia Pública Constantino Cokotos, em Niterói, na Região Metropolitana. Sua prisão preventiva havia sido restabelecida pelo Supremo Tribunal Federal, após uma liminar que o havia libertado no mês anterior ser cassada.
O ex-secretário foi preso inicialmente em maio de 2023, em uma operação do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que investiga corrupção dentro da Polícia Civil. Turnowski é investigado em conexão com o caso do delegado Maurício Demétrio, que cumpre pena por obstrução de justiça e é acusado de forjar operações para incriminar adversários, além de estar ligado à morte de um contraventor em 2020. A defesa de Turnowski não se manifestou até o momento.