Os desembargadores da 7ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro decidiram, na tarde desta terça-feira, 17 de outubro de 2023, pela prisão do ex-secretário da Polícia Civil, Allan Turnowski, após a cassação de uma liminar que havia permitido sua liberdade no mês passado. A decisão foi tomada por maioria de votos e reverte a soltura concedida pelo desembargador Marcius da Costa Ferreira.
Turnowski é réu em um processo que investiga sua participação em organização criminosa, com acusações de recebimento de propina e colaboração com bicheiros. Ele foi preso inicialmente em 6 de maio de 2023, após um mandado de prisão expedido pelo Tribunal de Justiça do RJ, que restabeleceu sua prisão preventiva a pedido da 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal.
As investigações que levaram à prisão de Turnowski estão ligadas ao caso do delegado Maurício Demétrio, que enfrenta acusações de corrupção e obstrução de justiça. Demétrio, que está preso desde 2021, é suspeito de forjar operações para incriminar adversários e de ter envolvimento na morte de um contraventor. A TV Globo tenta contato com a defesa de Turnowski, que sempre negou as acusações.