O ex-policial Edson Batista dos Santos Filho foi preso na segunda-feira, 14, em Guaratiba, Rio de Janeiro, acusado de tráfico internacional de armas. Ele se apresentou voluntariamente na 43ª Delegacia de Polícia, onde foi detido após a emissão de um mandado de prisão. Edson é pai do vereador William Coelho, vice-presidente da Câmara Municipal, que se manifestou sobre o caso.
De acordo com a Polícia Civil, após a prisão, Edson passou por audiência de custódia e foi transferido para o Presídio José Frederico Marques, em Benfica, de onde deverá ser encaminhado à Unidade Prisional da Polícia Militar, em Niterói. O ex-policial já havia sido alvo de denúncias anteriores, incluindo uma em 2014 por associação ao tráfico de drogas, mas teve sua prisão revogada por falta de provas.
Entre 2012 e 2015, Edson foi citado em pelo menos oito processos no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, relacionados a associação para o tráfico e porte ilegal de armas. Em um dos casos, ele foi acusado de importar cinco fuzis do Paraguai para o Brasil em 2013, junto com um comparsa.
O vereador William Coelho declarou ao portal g1 que a prisão de seu pai é resultado de uma investigação antiga e que Edson se apresentou assim que tomou conhecimento do mandado. O Estadão busca contato com a defesa de Edson e o vereador para mais esclarecimentos.