Roberto Abdenur, ex-embaixador do Brasil em Washington, Pequim e Berlim, defendeu uma resposta firme do Brasil às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, em entrevista ao podcast O Assunto, na sexta-feira (11). Abdenur, que possui 45 anos de experiência no serviço diplomático, destacou a importância de respeitar o princípio da não intervenção em assuntos internos de outros países, que, segundo ele, está sendo desrespeitado por Trump.
Durante a conversa, Abdenur sugeriu uma 'contraofensiva' brasileira, comparando-a a uma 'guerra de guerrilha no território inimigo'. Ele propôs mobilizar políticos do Partido Democrata e elaborar uma nota pela Embaixada em Washington, evidenciando os abusos da ação de Trump e a realidade das relações comerciais entre Brasil e EUA, que, segundo ele, são desfavoráveis aos americanos desde 2009.
Além disso, o ex-embaixador recomendou que empresários com relações comerciais com o Brasil sejam acionados, uma vez que as tarifas elevadas podem impactar a inflação nos EUA e gerar preocupações para os exportadores americanos. Abdenur também enfatizou a necessidade de mobilização de governadores e entidades empresariais no Brasil para manifestar a gravidade da situação e a ameaça à soberania nacional provocada pelas ações de Trump.