O secretário de governo dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, e de seus aliados, além de familiares imediatos. A decisão foi divulgada em uma publicação na rede social X (antigo Twitter) na última terça-feira, 24 de outubro de 2023.
Rubio afirmou que a medida é uma resposta à suposta "caça às bruxas política" promovida por Moraes contra o ex-presidente Jair Bolsonaro, que, segundo ele, viola direitos fundamentais e se estende além das fronteiras do Brasil. O secretário destacou que o governo do presidente Donald Trump está comprometido em responsabilizar estrangeiros que pratiquem censura à liberdade de expressão, um direito protegido nos Estados Unidos.
A revogação dos vistos ocorre no mesmo dia em que Moraes impôs medidas cautelares ao ex-presidente Bolsonaro, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica. O ministro alegou que Bolsonaro cometeu crimes como coação no curso do processo e obstrução de investigação relacionada a organização criminosa. A postagem de Rubio não especificou quais seriam os aliados de Moraes afetados pela sanção.