O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, anunciou nesta sexta-feira (18) a revogação dos vistos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, de seus familiares e de aliados na Corte. A medida ocorre em um contexto de tensões políticas entre os EUA e o Brasil, especialmente após a operação da Polícia Federal que visou o ex-presidente Jair Bolsonaro.
Rubio afirmou que a decisão foi motivada pela suposta perseguição de Moraes a Bolsonaro e pela promoção de censura, alegando que tais ações violam os direitos dos brasileiros e também afetam cidadãos americanos. O secretário enfatizou que a revogação dos vistos é imediata, mas não especificou quais outros ministros ou pessoas seriam impactados pela decisão.
O STF ainda não se manifestou oficialmente sobre a revogação dos vistos. As medidas cautelares que envolvem o filho de Bolsonaro, Eduardo, estão relacionadas a uma investigação sobre sua atuação junto ao governo dos EUA para retaliar o governo brasileiro e obstruir processos judiciais. Eduardo, que pediu licença do mandato e reside nos EUA, deve retornar ao Brasil no próximo domingo (20).