O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou que a aceitação dos "produtos e padrões" americanos pela União Europeia (UE) poderia influenciar o presidente Donald Trump a avançar em um acordo comercial entre as duas partes. A declaração foi feita durante uma entrevista à Bloomberg TV na quarta-feira, 23 de outubro.
Lutnick destacou que Trump espera que a UE abra completamente seu mercado, afirmando que as negociações têm ocorrido há meses. No entanto, ele alertou que grandes nações enfrentarão desafios para conseguir tarifas mais baixas. O secretário mencionou que o acordo entre os EUA e o Japão poderia servir como um modelo para um possível entendimento com o bloco europeu.
Além disso, Lutnick revelou que os japoneses oferecerão aos EUA a oportunidade de escolher onde investir, com o Japão atuando como financiador de projetos. Ele também anunciou que estará em Estocolmo, na Suécia, na próxima semana para negociações comerciais com a China, enfatizando a necessidade de abertura do mercado chinês para produtos não sensíveis. O secretário ainda informou que o controle de exportação dos chips H20 será suspenso, desde que a China forneça os ímãs necessários.