O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, afirmou nesta quinta-feira (24) que a União Europeia (UE) e a Coreia do Sul estão sob intensa pressão para estabelecer novos acordos comerciais com os EUA antes do prazo de 1º de agosto, após a recente assinatura de um pacto com o Japão. Lutnick destacou que a UE busca evitar tarifas elevadas, alertando que, sem um entendimento, a alíquota para o bloco pode chegar a 30%. Ele ressaltou que a UE possui um déficit comercial de US$ 235 bilhões com os EUA, o que aumenta a urgência por um acordo.
O secretário indicou que a tarifa de 15% aplicada a produtos japoneses pode se tornar um padrão, gerando preocupação na Coreia do Sul. Lutnick mencionou que a reação dos sul-coreanos ao acordo com o Japão foi negativa, e que eles estão em busca de um entendimento com os EUA. Ele enfatizou que até mesmo montadoras com fábricas nos EUA serão impactadas por tarifas sobre componentes importados.
Além disso, Lutnick criticou as medidas da UE contra empresas de tecnologia americanas, citando a Lei de Serviços Digitais e a Lei de Mercados Digitais como exemplos de uma ofensiva regulatória. Ele também se manifestou sobre o TikTok, afirmando que a plataforma deve ser desvinculada do controle chinês, e que, caso a venda do algoritmo a um grupo americano não seja aprovada, o aplicativo poderá ser retirado do ar.