O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, instou autoridades sul-coreanas a apresentarem sua proposta final para um acordo comercial durante uma reunião recente na Escócia. Segundo fontes próximas ao encontro, Lutnick enfatizou a necessidade de que os conselheiros comerciais da Coreia do Sul 'dêem tudo de si' ao se dirigirem ao presidente Donald Trump.
Lutnick destacou que Trump ainda não está convencido da necessidade de um novo acordo com a Coreia do Sul, especialmente após a conclusão de acordos comerciais com outros grandes parceiros, como a União Europeia, Japão e Reino Unido. O secretário ressaltou a importância de uma oferta robusta para persuadir o presidente americano.
Antes de retornar a Washington na terça-feira, 29, o ministro das Finanças sul-coreano, Koo Yun-cheol, anunciou que levaria uma proposta que destacaria áreas de cooperação a médio e longo prazo, citando a construção naval como um exemplo. A urgência da missão é evidente, uma vez que o prazo para um acordo se aproxima, com Trump ameaçando a implementação de uma tarifa de 25% a partir de 1º de agosto, conforme comunicado ao presidente sul-coreano, Lee Jae Myung.