O secretário de Comércio dos Estados Unidos, Howard Lutnick, anunciou nesta terça-feira (29) que produtos não cultivados no território americano, como manga, cacau, café e abacaxi, poderão ser isentos de tarifas, mesmo com o pacote de sobretaxas proposto pelo presidente Donald Trump. Em entrevista à CNBC Internacional, Lutnick afirmou que "os Estados Unidos não produzem esses produtos, então poderiam entrar com tarifa zero".
Embora não tenha especificado quais países seriam beneficiados, o secretário mencionou que as negociações com a União Europeia estão em andamento. O Brasil, por sua vez, é um dos países que pode enfrentar uma tarifa máxima de 50% a partir desta sexta-feira (1º), conforme anunciado por Trump no início de julho.
Lutnick também destacou que Trump tomará decisões finais sobre acordos comerciais ainda esta semana, afirmando que "para o resto do mundo, teremos tudo pronto até sexta-feira". As conversas com a China e a União Europeia continuam em paralelo, com discussões sobre tarifas de aço e alumínio, além de regras para serviços digitais.
As negociações com a China, conforme ressaltou Lutnick, estão ocorrendo em um "processo próprio", separado das tratativas com a União Europeia. O diálogo atual segue a estrutura de um pré-acordo anunciado no último domingo.