O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (23 de julho de 2025) a abertura de uma investigação sobre a Universidade Harvard, relacionada ao suposto descumprimento das normas do programa de vistos J-1. O secretário de Estado, Marco Rubio, confirmou que a apuração visa determinar se a instituição está devidamente habilitada a receber estudantes e pesquisadores estrangeiros com esse tipo de visto, que é destinado a participantes de programas de intercâmbio.
A universidade foi formalmente notificada por meio de uma carta enviada ao seu presidente, Alan Garber, conforme reportado pelo jornal New York Times. O visto J-1 permite a entrada temporária de professores, pesquisadores e estudantes internacionais, e atualmente, esses estrangeiros representam 27% da população estudantil da Harvard.
A investigação ocorre em meio a uma ofensiva do governo Trump contra a presença de estudantes internacionais nas universidades americanas. Em junho, os consulados dos EUA receberam orientações para suspender a emissão de vistos temporários para Harvard, uma decisão que foi posteriormente barrada por um tribunal após uma ação judicial da própria universidade. Harvard agora deverá apresentar documentos que comprovem sua conformidade com as regras do programa J-1.
Rubio enfatizou que "o povo americano tem o direito de esperar que suas universidades garantam a segurança nacional, cumpram a lei e ofereçam ambientes seguros para todos os estudantes".