O Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) anunciou nesta terça-feira, 15, a abertura de uma investigação que inclui o acesso ao mercado de etanol brasileiro. Segundo o USTR, o Brasil teria abandonado a prática de oferecer tratamento isento de impostos para o etanol americano, substituindo-a por tarifas significativamente mais altas sobre as exportações do produto.
Além das tarifas sobre o etanol, a investigação também abordará o desmatamento ilegal no Brasil. O USTR afirma que o país não estaria aplicando de forma eficaz as leis que visam impedir essa prática, o que estaria prejudicando a competitividade dos produtores norte-americanos de madeira e produtos agrícolas.
Outra vertente da investigação envolve o comércio digital e serviços de pagamento eletrônico. O USTR busca avaliar se o Brasil pode estar criando barreiras que afetem a competitividade de empresas americanas nesses setores, incluindo possíveis retaliações por não censurarem discursos políticos ou restrições à prestação de serviços no país.