O Congresso dos Estados Unidos aprovou uma nova taxa de US$ 250 para a emissão de vistos, que impactará turistas e viajantes estrangeiros. A medida, aprovada na última semana, eleva o custo total do processo de obtenção do visto para mais de US$ 459, quase o dobro do valor atual. A expectativa é que a taxa, chamada de 'Visa Integrity Fee', entre em vigor em outubro de 2023.
A nova tarifa será aplicada a todos os tipos de vistos de não imigrantes, incluindo os de turismo (B1/B2), intercâmbio (J), trabalho temporário (H) e estudo (F). A taxa foi incluída no pacote orçamentário 'One Big Beautiful Bill', sancionado pelo ex-presidente Donald Trump em julho.
Todos os solicitantes aprovados deverão pagar a taxa, sem exceções. Contudo, há a possibilidade de reembolso se o viajante cumprir certas condições, como não trabalhar ilegalmente nos EUA e deixar o país dentro do prazo estipulado. A lei também permite que a secretária de Segurança Nacional, Kristi Noem, ajuste o valor da taxa anualmente, mas o novo custo ainda não está disponível no site oficial de vistos.