Os Estados Unidos anunciaram que a partir de 1º de agosto, uma tarifa de 50% será aplicada sobre produtos importados do Brasil. A decisão foi comunicada pelo presidente Donald Trump em uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, datada de 9 de julho. Trump justificou a medida alegando que o tratamento dado ao ex-presidente Jair Bolsonaro pelo governo brasileiro foi inadequado e uma "vergonha internacional".
Trump afirmou que a tarifa é uma resposta à "relação de longa data e muito injusta" entre os dois países, destacando que as taxas comerciais dos EUA não são recíprocas em relação ao Brasil. O presidente norte-americano enfatizou que o percentual de 50% é apenas uma correção parcial das "graves injustiças" existentes na política tarifária atual.
Além do Brasil, outras nações, incluindo membros da União Europeia, Japão, Indonésia e México, também serão impactadas pelas novas tarifas, embora cada país tenha um percentual diferente. Trump alertou que, caso o governo brasileiro decida retaliar com aumentos tarifários, os Estados Unidos responderão com um ajuste proporcional às tarifas já anunciadas.