O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou sanções ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil, Alexandre de Moraes, revogando seu visto para entrada no país. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, justificou a medida como uma resposta ao que chamou de "caça às bruxas" contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A decisão, que foi noticiada pela Folha de S.Paulo, é apenas o início de uma série de sanções que podem incluir o aumento das tarifas de importação de produtos brasileiros e punições em colaboração com a aliança militar da OTAN. Informações de aliados de Bolsonaro indicam que o bloqueio do uso de satélites e GPS também está sendo considerado.
O Sistema de Posicionamento Global (GPS), criado pelo Departamento de Defesa dos EUA, é amplamente utilizado em diversas áreas, desde navegação até monitoramento ambiental. Especialistas afirmam que, embora o GPS seja um sistema unidirecional, sua interrupção em um país é complexa e envolve diversas questões técnicas e políticas.