Os Estados Unidos, sob a liderança do presidente Donald Trump, enviaram cartas informando sobre novas alíquotas tarifárias a 24 países e à União Europeia. A divulgação dos documentos teve início na última segunda-feira (7) e a rodada tarifária mais recente ocorreu no sábado (12), focando em nações como México e Reino Unido.
As tarifas estão programadas para entrar em vigor no dia 1º de agosto, embora Trump tenha deixado em aberto a possibilidade de negociações futuras. O presidente também alertou que poderá aumentar as tarifas caso os países afetados decidam retaliar.
Entre os países que firmaram acordos comerciais com os EUA recentemente, destaca-se o Reino Unido, que enfrentará uma sobretaxa de 10%, mas terá vantagens em determinados setores. O Vietnã terá uma tarifa de 20% aplicada à maioria dos produtos, uma redução significativa em relação à alíquota de 46% prevista anteriormente. A China, por sua vez, conseguiu negociar uma diminuição tarifária de 145% para 55%.
A lista atualizada de países que receberam as novas tarifas inclui Japão, Coreia do Sul, Casaquistão, Mianmar, Malásia, Laos, África do Sul, Tailândia, Sérvia, Indonésia, Bósnia e Herzegovina, Bangladesh, Tunísia, Camboja, Argélia, Líbia, Iraque, Moldávia, Brunei, Filipinas, Sri Lanka, Brasil, Canadá, México e a União Europeia.