Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) estão próximos de firmar um acordo comercial que estabelece tarifas de 15% sobre as importações europeias. A informação foi divulgada pelo jornal Financial Times nesta quarta-feira, 23 de outubro. O acordo, que se assemelha ao fechado recentemente com o Japão, visa evitar o aumento das tarifas para 30% anunciado pelo presidente americano, Donald Trump, a partir de 1º de agosto.
De acordo com fontes próximas às negociações, tanto os EUA quanto a UE devem isentar tarifas sobre produtos como aeronaves, bebidas alcoólicas e dispositivos médicos. Desde abril, os exportadores europeus já enfrentam uma tarifa adicional de 10% sobre produtos enviados aos Estados Unidos, além de tarifas pré-existentes que somam, em média, 4,8%.
A UE também está se preparando para um pacote de tarifas retaliatórias que pode chegar a 93 bilhões de euros, caso não haja um acordo até a data limite. Em paralelo, Trump anunciou um acordo com o Japão que reduz a tarifa para 15% e inclui um investimento de US$ 550 bilhões no mercado americano, destacando a importância de um novo mecanismo de financiamento proposto pelos japoneses.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, enfatizou a necessidade de colaboração entre a UE e o Japão para enfrentar práticas comerciais desleais e fortalecer a competitividade global. Durante a 30ª Cúpula Japão-UE, ela destacou a importância da parceria entre as regiões, que juntas representam um quinto do PIB mundial.