Os Estados Unidos e a União Europeia (UE) anunciaram um acordo tarifário neste domingo, 27, após uma reunião entre o presidente Donald Trump e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, realizada em um campo de golfe na Escócia. O entendimento visa evitar a imposição de tarifas comerciais que poderiam impactar negativamente as economias globais.
Trump, que anteriormente havia ameaçado aplicar uma tarifa de 30% sobre produtos europeus a partir de 1º de agosto, anunciou que o percentual foi reduzido para 15% após as negociações. "Foi uma negociação muito interessante. Acho que será ótimo para ambas as partes", declarou o presidente americano durante a coletiva de imprensa conjunta.
A UE, por sua vez, havia se preparado para retaliar com tarifas sobre uma ampla gama de produtos americanos, incluindo carne bovina, peças de automóveis, cerveja e aviões da Boeing, caso as negociações não resultassem em um acordo. A possibilidade de tarifas elevadas poderia encarecer produtos europeus nos Estados Unidos, como queijos franceses e eletrônicos alemães, afetando diretamente os consumidores americanos.