Os Estados Unidos e a União Europeia anunciaram um novo acordo tarifário que estabelece tarifas de 15% sobre produtos europeus, além de compromissos de compra de energia e equipamentos militares dos EUA pela UE. O anúncio foi feito pelo presidente americano, Donald Trump, neste domingo (27), após uma reunião com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, em Turnberry, na Escócia.
De acordo com os termos do acordo, a União Europeia se compromete a adquirir US$ 750 bilhões em energia americana e investir US$ 600 bilhões em equipamentos militares. Em contrapartida, Washington aplicará uma tarifa fixa de 15% sobre produtos do bloco, incluindo automóveis, reduzindo a taxa inicialmente proposta de 30% que entraria em vigor em agosto.
Trump destacou que os países europeus concordaram em isentar produtos americanos de tarifas, embora não tenha fornecido detalhes adicionais sobre essa parte do acordo. Os produtos farmacêuticos, segundo o presidente, estão excluídos das negociações. Ele afirmou que o acordo representa um marco significativo, considerando o mercado de 800 milhões de consumidores da UE.
Após a assinatura do acordo, a comitiva europeia se dirigiu ao aeroporto, onde Von der Leyen deve fazer declarações. Trump também se reunirá com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, para discutir o acordo tarifário e questões relacionadas a conflitos na Ucrânia e na Faixa de Gaza durante sua visita de quatro dias à Escócia, que termina na terça-feira.