O Secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou nesta quinta-feira, 10, que os Estados Unidos e a Rússia apresentaram novas ideias para as negociações de paz na Ucrânia. A declaração foi feita após uma reunião com o ministro das Relações Exteriores russo, Sergey Lavrov, na Malásia. Rubio destacou que, embora a abordagem seja inovadora, não garante a paz, e que levará as propostas ao presidente Donald Trump.
Durante a reunião, Rubio expressou a decepção do presidente Trump com a falta de flexibilidade por parte da Rússia para resolver o conflito. O encontro entre os dois representantes também abordou outras questões globais, incluindo a situação no Irã e na Síria.
O Ministério das Relações Exteriores da Rússia, em comunicado, afirmou que houve uma troca de opiniões substancial sobre diversos temas. Ambos os países reafirmaram o compromisso em buscar soluções pacíficas para os conflitos e em restaurar a cooperação econômica e humanitária entre as nações, além de facilitar o contato entre suas sociedades, o que poderia incluir a retomada do tráfego aéreo direto.