O governo dos Estados Unidos planeja divulgar, até a próxima semana, uma nova declaração que servirá como base legal para a imposição de tarifas de 50% sobre as importações do Brasil. O documento está sendo elaborado pelo Escritório do Representante de Comércio dos EUA (USTR), conforme informações da agência Bloomberg.
As tarifas, inicialmente anunciadas pelo presidente Donald Trump em abril e posteriormente elevadas em julho, entrarão em vigor na próxima sexta-feira, 1º de agosto de 2025. Este prazo foi estabelecido após dois adiamentos de quatro meses. A expectativa é que a declaração da Casa Branca seja publicada na mesma data.
Trump justifica a imposição das tarifas com base em “sucessivos déficits” na balança comercial com seus parceiros, embora, com o Brasil, os EUA apresentem um superávit, exportando mais do que importam. A tarifa inicial foi fixada em 10%, mas foi elevada para 50% no início deste mês, com a alegação de que o governo brasileiro, sob a liderança do ex-presidente Jair Bolsonaro, teria desrespeitado acordos comerciais. Bolsonaro, atualmente investigado pelo STF por tentativa de golpe de Estado, é réu em uma ação que Trump pede que seja encerrada rapidamente.
Além disso, o Congresso norte-americano recomendou ao USTR que redija uma nova declaração legal para justificar as tarifas. Na semana passada, o governo Trump também solicitou ao USTR que iniciasse uma investigação sobre supostos ataques do Brasil às grandes empresas de tecnologia dos Estados Unidos.