A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou, na tarde desta quinta-feira (24), uma mensagem em seu perfil oficial no X (antigo Twitter) atacando o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A nota, que é uma tradução de um comentário do subsecretário de Estado para a Diplomacia Pública, Darren Beattie, descreve Moraes como o 'coração pulsante do complexo de perseguição e censura' contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.
A publicação também menciona a liderança do ex-presidente Donald Trump e do ex-secretário de Estado Marco Rubio, afirmando que os EUA estão atentos à situação e tomando as devidas providências. A crítica ocorre em meio a um aumento nas tensões diplomáticas entre Brasil e Estados Unidos, que se intensificaram após a revogação do visto de Moraes e outros ministros da Corte, anunciada na semana passada.
Além disso, a Embaixada dos EUA já havia se manifestado anteriormente, endossando Trump e chamando a atuação da Suprema Corte brasileira de 'Supremo Tribunal de Moraes'. A situação é ainda mais complexa com a investigação iniciada pelo Escritório do Representante Comercial dos EUA sobre práticas comerciais brasileiras e a recente mensagem da Embaixada incentivando imigrantes brasileiros a retornarem ao país de origem, reforçando a política anti-imigração do governo Trump.